Economia política em debate no ICHS


 por Ivana Barreto

Na próxima quinta-feira, 3 de maio, a partir das 15 h, no auditório Paulo Freire – ICHS -, acontece a primeira palestra promovida pelo Grupo de Estudos de Economia Política do Imperialismo, associado ao Laboratório de Estudos de História e Relações Internacionais (Lehri). O palestrante será o professor Marcelo Pereira Fernandes (Eco-UFRRJ), com o trabalho Regime Cambial e Desempenho Macroeconômico: a experiência da Argentina, México e Brasil nos anos 90. Esta pesquisa é a tese de doutorado de Marcelo Fernandes, transformada em livro com o mesmo nome, lançado em 2011 pela Paco Editorial. O debatedor será o professor Alexandre Jerônimo de Freitas, do departamento de Economia da UFRRJ.

 
As graves crises na América Latina e Ásia, ocorridas na década de 90, liquidaram a preferência pelo câmbio fixo. Afinal, todo e qualquer regime cambial vigente é considerado bom até que uma situação muito difícil provoque sua ruptura e evidencie suas limitações. Na América Latina houve diversas “modas” e o trabalho de Marcelo trata de uma delas: a ancoragem cambial. Marcelo Fernandes analisa justamente as vicissitudes desse modelo na Argentina, no Brasil e no México. No esforço de detalhamento e síntese, destaca as questões comuns e as particularidades nesses países.
As pessoas que assistirem ao evento e assinarem a lista de presença receberão certificado, válidos como atividades acadêmicas complementares.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages